Tuesday, August 31, 2010

Sensory-Based Motor Disorder (SBMD)


Sensory-Based Motor Disorder (SBMD)- Transtorno Sensorial de Base Motora - é o problema em estabilizar, mover-se ou planejar uma série de movimentos em resposta a um estímulo sensorial.

Esta modalidade ocorre nos sentidos "escondidos", proprioceptivo e vestibular (músculos, movimento e gravidade) pois não respondem de uma forma que o indivíduo consiga perceber seu próprio corpo no espaço e controlar precisamente seus movimentos.

O sistema proprioceptivo permite que nós percebamos aonde estão as partes do nosso corpo em relação uma das outras e manda os sinais de quanto esforço deveremos colocar nos nossos músculos para mover o nosso corpo.

O sistema vestibular nos mantem informados de onde estamos no espaço, da posição da nossa cabeça.

Crianças com Transtorno Sensorial de Base Motora tem dificuldade em seqüenciar movimentos.

Dentro do grupo de transtorno sensorial de base motora a criança pode ter:

Dispraxia que é a dificuldade em traduzir informações sensoriais em movimentos físicos, movimentos novos ou movimentos com etapas múltiplas.

Esta dificuldade pode ser na área motora grossa e por estas crianças não terem um natural senso de onde seus corpos estão no espaço e em relação às outras pessoas e objetos, é comum que estas crianças tropecem ou trombem em pessoas e coisas constantemente.

A dispraxia motora fina geralmente se torna evidente pela dificuldade da criança de alcançar objetos, segurar objetos pequenos e liberar de suas mãos objetos intencionalmente.

A habilidade de executar trabalhos escolares também é profundamente afetada.

E a criança pode apresentar dispraxia oral que são as dificuldades em torno da boca com o uso da língua, lábios e músculos da boca. Geralmente estas crianças tem dificuldade com sugar, engolir e respirar profundamente, além da dificuldade de manter a boca fechada causando que a criança babe.

Crianças com dispraxia geralmente têm pouca tolerância frente a frustrações e pouca auto-estima causadas pela extrema dificuldade de realizar atividades básicas.

Problemas Posturais é a dificuldade em manter o controle adequado do corpo para efetuar tarefas motoras. Baixo tônus muscular causam os problemas de postura, baixo tônus muscular nas costas e abdômem influenciam todas as posturas, da escrita às brincadeiras de parquinho e baixo tônus muscular na região da boca pode dificultar o controle do maxilar inferior que causará inúmeros outros problemas relacionados a boca, da baba a respiração incorreta, passando pela fala e mastigação.

Quando as crianças têm um bom controle da postura conseguem utilizar seus corpos efetivamente, elas conseguem puxar, empurrar, alcançar e resistir e empenharem a força necessária para completarem as tarefas do cotidiano.

A postura correta do corpo nos proporciona uma base estável, porém móvel para o movimento da cabeça, olhos e membros.

Bibliofrafia:

Sensational Kids - Hope and Help for Children with sensory Processing Disorder (SPD) by Lucy Jane Miller, Ph.D., OTR

No comments:

Post a Comment