Saturday, March 12, 2011

Respeito


Recomendado para crianças de 3º à 7º ano.


Os objetivos desta atividade são explorar as qualidades individuais e aprender sobre os colegas; aprender a elogiar o próximo e sobre respeito.

Materiais:
Folha para desenhar, lápis de cor, canetinha.

Definição:
Respeito descreve a maneira como você trata as pessoas. Para ser respeitoso devemos ser educados e ter consideração em relação aos sentimentos dos outros.

Atividade: Usando a metade de uma folha sulfite, os alunos devem fazer um desenho deles próprios, quando o desenho estiver pronto deve ser coladona parte superior de uma folha em branco.


Peça que os alunos pensem sobre:


• O que eles gostam neles mesmos;
• O que eles gostam de comer;
• O que eles gostam na escola;
• O que eles gostam de fazer.


Os alunos devem escrever suas respostas, comentários sobre suas qualidades no verso da folha em branco.



Os alunos devem dividir seus comentários / respostas com a classe. A classe deve então fazer comentários ou cumprimentar o colega por suas qualidades. Por exemplo: “Uau! Você é mesmo muito bom jogando futebol”; “Eu também gosto de comer pizza!”.



Quando todos os alunos já tiverem exposto para a classe seus comentários sobre eles mesmos, eles devem passar sua folha com seu auto-desenho para um colega para que este escreva um cumprimento / elogio ao lado do desenho. E assim passar as folhas até que todos tenham elogiado a todos os colegas.



No final da atividade, os auto-retratos vão estar rodeados de elogios, se você tiver tempo, pode pedir que os alunos leiam os elogios que receberam dos colegas.


Consulte: Hopkins, G. (2004). Positively Respectful. Education World. Retrieved February 17, 2005 from http://www.educationworld.com/a_lesson/04/lp329-02.shtml

1 comment: