Wednesday, August 3, 2011

ABA na minha família



O ABA é a ferramenta mais importante na terapia dos meus filhos. Através da anáise podemos encontrar a raíz de alguns problemas e assim aliviar o impacto causado no desenvolvimento dos meninos. Nós validamos todas as respostas dos meninos, analisamos as que não nos parecem adequadas e daí traçamos metas para ajudá-los. Este é o princípio do ABA fundamental.


Há mais ABA mal aplicado mundo a fora do que seguidores dos princípios reais.

O princípio básico de qualquer educação é que a criança entenda que faz parte de um grupo maior, sociedade, família e assim retirar o peso da responsabilidade de ter tudo sob controle, pois esse controle só causa ansiedade e gera medos.

O trabalho de detetive, da anáislise, é tão importante que eu acredito ser peça essencial, sem esta análise não há tratamento, mas, infelizmente, é a parte mais negligênciada num plano de educação e tratamento.

Os acertos vêm muito mais de "instinto" do que de pesquisas científicas, e fazer a observação do comportamento livre de julgamentos e culpa é primordial para o sucesso do aprendizado.


Tem uma frase que eu adoro "Everyone has the right to have health and productive life", acho que isso é o que deve acompanhar o nosso pensamento, esse deve ser o guia, os nossos filhos terem o direito a uma vida saudável e produtiva.


Às vezes me perguntam o que eu faço e fiz de tratamento com meus filhos e quando eu digo que fizemos e ainda fazemos ABA, logo vem a exclamação: "Na mesinha?!" e eu respondo "na mesinha, na mesona, no chão, na cama, no carro, na banheira, no parque, no supermercado, etc".

Assim como qualquer linha de tratamento, o ABA é mais uma filosofia que nós chamamos de ciência porque há um estudo científico por trás, não que as outras filosofias não merecam respeito só por causa do embasamento científico, mesmo porque elas partem da copilação de estudos científicos.

Parece que há uma tendência em nomear o que se parece mais com "brincadeira" e sem muita imposição de SonRise, Floortime; o que é mais rígido e tem regras a serem seguidas de ABA. Isso está absolutamente distorcido!

Qualquer terpia ou educação deve validar os interesses da criança, valorizar suas qualidades e ajudá-la a superar suas dificuldades. O ensino deve ser proveitoso, "usável", ter um objetivo de uso prático.

Através de programas de ABA, os meninos aprendem
a cuidar do jardim;



sobre o trabalho do pai;



a brincar,




aprendem a imaginar!

1 comment: