Friday, September 16, 2011

Exercícios para melhorar a postura

Abaixo são alguns exemplos de como trabalhar o equilíbrio e preparar a criança a trabalhar a musculatura do abdomem para manter uma boa postura. A boa postura é necessária para que haja a integração sensorial. Leia mais clicando aqui!



Fazer o uso de humor para executar os exercícios é primordial! A mãe trabalha o sistema vestibular do filho movimentando ele de frente para trás, faz uns movimentos ainda tímidos de lado a lado que com o tempo serão mais incrementados. Como a criança tem ainda muita dificuldade de se manter sentado na bola porque isso requer manter o equilíbrio ativando o sistema vestibular e os músculos do abdomes. Jogar brincadeiras no exercício tornam-o mais agradável para mãe e filho, como assoprar a barriga e fazer caretas.
Quando a mãe não conseguiu o contato visual com o filho, ela faz uma brincadeira para que ele olhe, esse é exatamente o ponto! Fazer a criança olhar para algo interessante, divertido no começo do conhecer para que serve o olhar. Perfeita e produtiva a brincadeira!



Muito legal a idéia de sentarem juntos na bola em frente ao espelho ou frente a frente; assim pode existir o contato visual e dá o apoio necessário que a criança precisa para ficar sentada na bola, o ideal é ir, aos pouquinhos, retirando esse apoio.
Usar o movimento como reforçador do contato visual é perfeito, o poder dos olhos, "eu olho para a mamãe e a bola pula"!

Sobre a importância do contato visual, clique aqui!

No comments:

Post a Comment