Friday, November 25, 2011

Thanksgiving por Paula Cardoso


Lentamente criei coragem de abrir o armário que abriga tantos documentos, artigos, fotos, e-mails que há mais de um ano me reportaram ao autismo da minha filha. Caramba! Como é difícil reviver cada momento, cada expectativa... o sonho, a esperança de que tudo fosse um engano, um erro... a busca desesperada por tudo que não a encaixasse nesse diagnóstico.... depois a dor, a maior de todas, a mais doída que já senti.... em segundos toda a vida passando na cabeça, meus momentos mais difíceis: o fim de um namoro, o emprego perdido, uma saudade, a falência financeira, uma cirurgia, os 800km a pé no Caminho de Santiago, a avó que se foi tão cedo... mas nada, nada se igualava a dor que senti.
AUTISMO !!!! algo capaz de redirecionar minha vida...
Sem saber o que fazer, decidi juntar-me à Laura da maneira mais simples, genuina e amiga que consegui... e foi então que tudo fluiu... Poderia citar cada detalhe, cada conquista dessa minha menininha, dessa mãe tão desesperada, mas acho mais importante nesse momento dizer o que mudou de lá pra cá...
Ver o mundo sob outro prisma, deitada no chão, enfileirando objetos ao seu lado, observando folhas caíndo das árvores, fazendo e refazendo o mesmo caminho várias vezes, buscando olhares, gestos simples, apenas um sorriso num rosto tão perdido, tão distante.... me fez ver coisas que nunca havia notado.
Desacelerar foi minha primeira e mais importante conquista... Depois vieram outras, muitas outras...
De lá pra cá só agradecimentos: pelos dias de chuva que chamam tanto a atenção da Laura, pelos dias de sol que alegram a Julia, pelo bolo que eu fiz e elas comeram, pelo xixi no vaso, pelo sorriso constante no rosto da Ju, pela novidade aceita pela Laura... pelo segundo lugar da Julia nas Olimpíadas de matemática do Porto, pelas nossas conquistas!!!. Costumo dizer desde muito nova que Deus sempre foi bom demais pra mim... e continua sendo. Agradeço porque aprendi a enxergar além das pessoas, das suas dificuldades, e também porque tenho aprendido a lidar e expressar melhor as minhas.
Sou grata por poder pegar meu carro e sair cantando pela estrada, por poder sentir a areia do mar nos meus pés.... sou grata por ver, ouvir, enxergar, gritar, pular, correr, dançar, rodar, virar cambalhota... Sou grata também por estar num momento de paz, de realizações... pelas flores que envolvem minha casa, pela brisa que entra pela janela... muito agradecida pelas horas de sono consquistadas..
Sou grata porque pude conhecer tanta gente especial...
Tenho aprendido a me perdoar, a entender que muitas vezes eu faço o melhor que posso e que nem sempre as coisas saem do jeito que quero... mas que é possível ser feliz mesmo assim...
Minha casa tem ficado mais bagunçada e minhas emoções mais equilibradas. Já não perco tanto tempo limpando, arrumando, consertando...
Quando meu mundo ficou laranja, todas as cores desapareceram... Hoje só posso agradecer pelas novas nuances que me foram presenteadas...
Cada dia mais leve, cada dia mais feliz!

3 comments:

  1. Paula, super lindo! Adorei a frase; "minha casa tem ficado mais bagunçada e minhas emoções mais equilibradas"..... parabéns!!

    ReplyDelete
  2. Paula, me emocionei muito! As meninas são lindas! A Laura vai longe, parabéns por desacelerar e buscar o equilíbrio! Bjs,
    Thaís.

    ReplyDelete
  3. Simplesmente sem palavras Paula, vc é uma mãe fenomenal, continue sempre assim, essa mãe guerreira, vc é uma inspiração para mim, em particular, bjinhos

    ReplyDelete