Monday, December 5, 2011

ABA - aprender abrincar

Este exercício é uma derivação do imitar com objetos e o objetivo principal é ensinar a criança alguns "roteiros" de brincadeira. É super importante planejar o que vai ser ensinado e que se respeite a idade da criança e a melhor maneira de fazer isso é observar as crianças típicas da mesma idade brincando, não tente ensinar mais do que é próprio da idade. Nós, adultos, temos tendência de brincar muito sofisticado e isso perde o sentido da brincadeira para a criança.


Para o Luís eu separei alguns brinquedos que nós temos aqui em casa e o objetivo principal para ele era que ele falasse, emitisse sons, enquanto estava brincando. ( o que é próprio da idade 2 anos e 9 meses).

Nós temos a fazenda então com base nesse brinquedo o roteiro era o seguinte:

O adulto pega dois cavalos de brinquedo, segura um e dá outro para o Luís então ela faz o cavalo galopar e diz "neih, neih" na sequencia diz para o Luís "sua vez" ou "faça isso" e o Luís tem que imitar.

Seguimos esse mesmo princípio para todos os movimentos.

Mais alguns exemplos de exemplos scripts:



FAZENDA
· Faça o cavalo galopar e faça barulho de cavalo;
· Faça a galinha sentar sobre os ovos e cacarege;
· Deite o homem na cama de palha e ronque;
· Coloque o galo no telhado e cante como galo;



COZINHAR
·Corte alguns vegetais (de plástico) e diga "chop, chop"; Monte um sanduíche e nomeie as coisas (alface, tomate, queijo) conforme for montando o sanduíche; "coma" o sanduíche e diga "mmmmm"



Use sua imaginação e os brinquedos que você tem em casa. Lembre-se de manter a linguagem simples para ajudar na imitação e que a criança tenha sucesso e não frustração ao brincar.

Quando a criança já estiver boa em manipular os brinquedos, introduza um amiguinho para brincar em paralelo.
Asas para a imaginação:

Quando a criança já tiver um bom repertório de scripts comece a trabalhar coisas mais abstratas, primeiro misturando os jogos de brinquedo, como por exemplo usando o serrote para cortas as frutinhas ao invés da faquinha.

Montem um "acampamento" e finjam estar sofrendo o ataque de um urso, salve alguns brinquedos dos "monstros", faça conchinhas com as mãos e brinquem de mostrar um para o outro o que você está imaginando estar segurando. Ria e divida a gargalhada com a criança.



Bibliografia

Teaching Playskills to children with autistic spectrum disorder - A pratical Guide by Melinda J. Smith. MD

No comments:

Post a Comment