Monday, December 5, 2011

ABA - Pronomes e reversão de pronomes

Tem gente que acredita que a reversão do pronome também está ligada ao conhecimento pragmático, é a questão de tomar a perspectiva do outro e isso também explicaria porque tantas crianças com autismo ao invés de narrar o que aconteceu, encenam com as mesmas palavras (ecolalia dos diálagos) o que querem contar.

Eu acredito que as crianças entendem que você é você e eu é ele/ela quando eles narram, não acredito que seja um problema gramatical, acho que é a pecinha do pragmático que falta. Nós trabalhamos isso como uma questão de fluência. No nosso conceito, nós queríamos praticar e torná-los fluentes nessa reversão de pronomes. E foi praticado na rotina diária e em terapia.







Para o EU:

Eu sempre oferecia: "Quem quer …? (alguma coisas irrecusável) então eu ajudava eles a responder "EU" batendo com a mãozinha no peito.

Quando o EU estava fixo na cabecinha deles, começamos a trabalhar o VOCÊ.

Para o VOCÊ nós utilizamos características visíveis de roupa, cor de cabelo, cor de olhos.
"Quem tem cabelo comprido?" era sempre eu, então eu ajudava eles a colocar a mão em mim e dizer VOCÊ.

Quando estávamos bem nessa, passei a misturá-los nas perguntas.
"Quem está com camiseta branca?" e quando eles hesitavam na resposta eu só colocava a mãozinha na pessoa, neles mesmos para o EU e em mim para o VOCÊ.

A partir deste ponto nós acrescentamos o ele , ela e eles. (em inglês não tem elas) Ufa! E continuamos a utilizar o vestuário, cor dos olhos e com isso, naturalmente foi introduzido o NÓS.


Sozinho o Luís percebeu a diferenca do IT (agora só existe em inglês) e ele
mesmo explicava: "Not she, not he, it barks" quando ouvia um cachorro latindo.

Depois, nós trabalhamos o NÓS como sentido de grupo, de pertencer a um grupo. E isso nós só trabalhamos na rotina diária. Então trabalhamos o NÓS pertencentes a familia e o NÓS = Luís + amiguinhos da escola.

Bibliografia:

Growing Up Social: Exploring How Social Communication Develops ... and strategies to help! by Michelle Garcia Winner

No comments:

Post a Comment