Saturday, November 24, 2012

2a Edição do Ciclo: "O Tratamento Começa com a Informação!"

No sábado, dia 24 de novembro, no auditório do Prédio 32 da PUCRS, tivemos a 2ª  Edição do Ciclo de Palestras sobre o Autismo do IAV. Com cerca de 200 participantes, o IAV tem se consolidado como uma organização forte e expressiva  que se compromete em fazer da informação sua mais poderosa ferramenta.



No início da manhã,  tivemos a palestra do Dr. Ricardo Halpern, destacando a importância do diagnóstico e intervenção precoce. Discorreu de modo claro e objetivo sobre a importância de garantir - o mais precocemente possível - um tratamento de caráter multiprofissional na primeira infância. Defendeu que esse grupo multiprofissional deve ter uma coordenação adequada, propiciando organização e estratégia quanto ao desenvolvimento da criança. Salientou que as sinapses neuronais ocorrem ao longo da vida, mas enfatizou da importância de que a criança tenha metodologia apropriada desde cedo.

Na sequência, a Dra Cleonice Bosa, trouxe a discussão um tema que acomete todas as famílias após o diagnóstico: Qual terapia escolher?  E conseguiu demonstrar que todos nós podemos ter um “olhar” de pesquisador. O mais importante é atender as necessidades individuais da criança e não adaptá-la a uma metodologia específica. 
Dessa forma, a aquisição de conhecimento pelos pais é fundamental e pode ser respaldada por uma pesquisa  realista e crítica. A Dra. Cleonice não apresentou uma “receita de bolo”, pois esta não existe; entretanto, nos conduziu pelos principais ingredientes, destacando a ética,  o empoderamento das famílias e o respeito à diversidade de condições que cada pai e mãe enfrentam na tentativa de buscar o melhor tratamento. 

Para ilustrar as possibilidades que a Dra. Cleonice nos apresentou, um exemplo de “pesquisadora-mãe“ é nossa querida amiga Marie Dorion  que nos prestigiou pelo segundo ano consecutivo com mais uma palestra excelente. Sua experiência como mãe de dois meninos no espectro e seu investimento continuado nos estudos sobre o autismo fazem das apresentações de Marie verdadeiras oportunidades de aprendizado. Com seu jeito descontraído, seus vídeos inspiradores, suas sugestões de materiais e atividades, bem como sua grande capacidade de comunicação, ofereceu aos participantes uma verdadeira aula sobre auto-regulação. E foi além, fez os participantes refletirem sobre nossos próprios comportamentos auto- reguladores e nas dificuldades que os indivíduos com Autismo podem experimentar na tentativa constante de auto-regulação. Com dicas para realizar em casa, na escola ou nas intervenções, todos que lá estiveram conseguiram inspirar-se com muitas de suas idéias.


O evento foi assistido por pais, professores, gestores escolares, psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, biólogos, educadores especiais, alunos de graduação da área da saúde e educação e atingiu seu principal objetivo: Disseminar a informação, capacitando pessoas: é assim que o tratamento começa!

O Instituto Autismo & Vida agradece a participação de todos que estiveram prestigiando o ciclo, bem como nosso patrocinador, a ECOAPLUB, e nossos apoiadores, o AFOCEFE SINDICATO, a AMRIGS, DAENFI PUC, DEZ PROPAGANDA, GRUPO APLUB, PREFEITURA DE CANOAS e CAMEJO ASSESSORIA EMPRESARIAL. 
Já estamos trabalhando por nosso próximo evento, aguardem!

Para ver mais fotos do evento, clique AQUI.
 
Fonte: http://www.autismoevida.org.br/2012/11/2a-edicao-do-ciclo-o-tratamento-comeca.html

No comments:

Post a Comment