Sunday, October 28, 2012

Grupo de Apoio a pais e familiares - novembro 2012

Evento gratuito!
Temos a possibilidade de salas de apoio para ficar com as crianças no horário do encontro, para isso, mande um e-mail para tatiksenhuk@terra.com.br

Grupo de Apoio a pais e familiares - outubro 2012


Saturday, October 20, 2012

II ENCONTRO DE PAIS E AMIGOS DA AMDE -OUTUBRO

TEMA: Do Comportamento à comunicação.

Palestrante: MARIE DORIÓN SCHENK

Dia: 20 de Outubro de 2012
Local: ArmaZen da Natureza
Rua Antonio Soares, 334- Jardim Paulistano Sorocaba-SP

Horário: 9:00h às 12:00hs .
Informações :15- 32110314 / 32111955
andrea.amdesorocaba@hotmail.com


Thursday, October 18, 2012

Curso PECS oficial


São Paulo - 3 e 4 de Dezembro
Horário: 8.30 as 16.30
APADE
Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência
Rua Moreira e Costa, 473
Bairro Ipiranga (próximo ao Museu do Ipiranga).

Risperidona X Abilify

Idas e vindas das nossas decisões, sempre, lógico, pensando no bem-estar.

O Pedro desenvolveu razoável até os 5 anos de idade, quando tivemos o aparecimento de uma irritação quase que constante, essa irritação gerou muitos episódios de agressão, mais contra o irmão. Depois de muitas tentativas, aos 6 anos resolvemos, com a ajuda de uma neurologista medicá-lo, ele passou então a tomar Respidon (do princípio da risperidona). E assim foram anos, com algumas fases melhores, até que há por volta de 10 meses atrás, encontramos o que eu classificaria da melhor fase do Pedro, em que as energias se renovavam a cada palavra, combinação de palavras, sorriso constante. Além da medicação, muita terapia, muita estimulação ainda acontece, mas este é um relato sobre as medicações.

Em julho resolvi tentar algo novo, algo mais moderno, afinal, temos que ter a mente aberta, certo?! Com a ajuda de um psiquiatra fizemos a troca da Risperidona pelo Abilify. Nas primeiras semanas o Pedro ficou muito mais tranquilo, sem um caminhar de lá prá cá e parecia mais tranquilo no geral. Isso era a retirada da Risperidona e não a entrada do Abilify que ainda não tinha começado a fazer efeito, essa medicação demora em torno de 20 dias para fazer efeito.

Estamos há 1 mês e meio com o Abilify e em estado de calamidade em casa, o Pedro ficou uma criança do apática para o triste, sendo que a alegria sempre foi sua maior característica. Sempre na dúvida se é impressão minha ou realidade, esta semana brincamos de guerra de almofada, na maioria das vezes o Pedro precisa de ajuda para atirar as almofadas, antes porque não se aguentava de tanto rir, mas nessa semana ele precisou de ajuda pela tremenda apatia. Esse foi o meu maior sinal de basta. Sim, eu tenho a mente aberta, mas não os olhos vendados.




Lendo relatos de outras famílias nos EUA, a tristeza e choro não é um efeito tão incomum nas crianças autistas usando o Abilify.

Este é um relato 100% pessoal, até hoje não ouvi ninguém dizer que não se adaptou ao Abilify, já ouvi e vi muitas crianças não se adaptarem ao Risperidona; mas, no caso do Pedro foi ao contrário. Ele precisa da medicação para segurar algumas reações fisiológicas de medo, sem a medicação, por motivo não aparente o coração dele dispara, as pupílas dilatam e ele perde o controle emocional.

Resolvi relatar simplesmente para alertar outras famílias que talvez tenham crianças que a reação de tristeza e apatia apareça, mas daí vai de cada família decidir o que fazer.

Friday, October 12, 2012

Reguladores do comportamento pró-social

Um publicação na edição de setembro da revista Psychological Science trata sobre comportamento pró-social e empatia. Grant e Dutton fazem observações que mostram que o comportamento pró-social é impulsionado mais pela reflexão em dar do que em receber.

Grant e Dutton:
A pesquisa mostra que refletir sobre os benefícios recebidos pode tornar as pessoas mais felizes, mas não está claro se tal reflexão torna-os mais generosos. Receber benefícios podem promover comportamentos pró-sociais por meio da reciprocidade e afeto positivo, mas esses efeitos são muitas vezes específicos de uma relação, de curta duração, e complicados por reações ambivalentes. Propomos que o comportamento pró-social é mais provável quando as pessoas refletem sobre ser um benfeitor para os outros, em vez de um beneficiário. A experiência de dar benefícios pode incentivar o comportamento pró-social, aumentando a importância e força da identidade da pessoa como um colaborador cuidadoso e capaz. Em experimentos de laboratório e de campo, descobrimos que os participantes que refletiram sobre a doação de benefícios voluntariamente contribuíram mais tempo para a sua universidade, e eram mais propensos a doar dinheiro para as vítimas de desastres naturais, do que os participantes que refletiram sobre o recebimento de benefícios. Quando se trata de reflexão, dar pode ser mais poderoso do que receber como motoriz de comportamento pró-social.


Fonte: Deric Bownds' MindBlog

O estudo é interessante para refletir que, independente do grau de comprometimento das nossas crianças, tornea-las capazes de contribuir com a sociedade e fazer benfeitorias aos outros é um caminho natural para torná-los mais sociáveis.

Monday, October 8, 2012

ABA: Imitar construção com blocos

Objetivos do programa:
Aprender a utilizar brinquedos de forma adequada
Aumentar as habilidades motoras/visuais de padronização
Aumentar a atenção e memória
Estabelecer comportamento de auto-controle (não agarrando blocos, jogando)
Aumentar as habilidades motoras finas
Aprender a olhar para os materiais das tarefas e ações do professor
Aprender a esperar a vez

Este programa pode ser feito com qualquer tipo de materiais de construção, incluindo blocos, Legos ou formas cortadas de papel colorido. O adulto se senta na mesa em frente a criança. Cada pessoa tem seus próprios materiais na mesa. O adulto vai criar uma estrutura usando seus blocos no meio da mesa. A criança vai copiar o mesmo projeto utilizando seus blocos na mesa em frente a ela. Ela deve copiar da mesma forma que se copiaria um diagrama. Use blocos que têm várias formas e cores. Comece com duas ou três cubos/blocos e aumente gradualmente o número de blocos nas construções.

Uma vez que as estruturas são construídas, elas devem ser incorporadas em brincadeiras (dirigindo um carro debaixo de uma ponte). Vários tipos de blocos devem ser usados. Bonecos e os animais podem ser incorporados na estrutura.

Utilize orientação física, demonstração verbal, apontar ou uma combinação. Gradualmente elimine as induções de acerto para que a criança realize de forma independente. Como um alerta, no início, a criança deve ter apenas os blocos que irá precisar. Posteriormente, deve haver blocos adicionais que não serão utilizados na construção.

Para iniciar este programa, a criança já deve ter aprendido três itens da fase de imitação não-verbal.

Construção de Torre: fornecer blocos e dizer "construir uma torre". Começar com uma torre de dois blocos e, gradualmente, aumentar o tamanho da torre. Quatro torres de blocos são esperados em uma idade de 1 ano e 6 meses, torre de seis blocos aos dois anos, torre de oito blocos aos 2 anos e 6 meses.

 A grande dificuldade do Luís era auto-controle e seguir comandos, este prorama de imitação com blocos também ajudou nestes aspectos. Para crianças com muita dificuldade de auto-controle e "do contra", eu recomendo a leitura destes dois programas também:




Discriminar formas coloridas: Coloque dois blocos diferentes espaçados cerca de 10 centímetros de distância (quadrado vermelho e um longo retângulo verde). Dê à criança um bloco que corresponde a um dos dois e diga-lhe para "colocar com mesma". Isto é para verificar se ela pode discriminar entre os blocos.

 passos seqüenciais: Coloque abaixo um pedaço de papel para definir a área de construção para cada pessoa. O professor completa um passo da construção e aguarda criança para copiar a passo. proceder para o próximo passo da construção e esperar por criança para copiar a passo. Prossiga para a próxima etapa da construção. Anote o número de etapas concluídas eo número de solicitações. Estabelecer imitação correta de todos os posicionamentos possíveis, começando com o mais fácil e progredindo para mais difícil.
Em cima
Direito vs esquerdo
Vs da frente para trás
Orientação do bloco

Certifique-se de randomizar a forma ea cor do bloco usado de julgamento para julgamento e também para variar a colocação. O objectivo é estabelecer parâmetros imitação generalizada, não thatch desenhos específicos. passos seqüenciais: Coloque abaixo um pedaço de papel para definir a área de construção para cada pessoa. O professor completa um passo da construção e aguarda criança para copiar a passo. proceder para o próximo passo da construção e esperar por criança para copiar a passo. Prossiga para a próxima etapa da construção. Anote o número de etapas concluídas eo número de solicitações. Estabelecer imitação correta de todos os posicionamentos possíveis, começando com o mais fácil e progredindo para mais difícil.
Em cima
Direito vs esquerdo
Vs da frente para trás
Orientação do bloco

Certifique-se de randomizar a forma ea cor do bloco usado de julgamento para julgamento e também para variar a colocação. O objectivo é estabelecer parâmetros imitação generalizada, não thatch desenhos específicos.



Passos seqüenciais: Delimite a área de construção com um pedaço de papel diferente para cada pessoa. O adulto completa um passo da construção e aguarda a criança copiar esse passo. Siga para o próximo passo da construção e espere pela criança copiar a passo. Prossiga para a próxima etapa da construção. Anote o número de etapas concluídas e o número de solicitações. A criança deve estabelecer a imitação correta de todos os posicionamentos possíveis, começando com o mais fácil e progredindo para mais difícil.
Na frente vs atrás
Direito vs esquerdo
Orientação do bloco
Certifique-se de randomizar a forma e a cor do bloco usado de exercício para exercício e também variar a colocação. O objectivo é estabelecer parâmetros de imitação generalizada, não ensinar construções específicas.





Estrutura Pre-construída: O adulto completa a estrutura de modelo antes da criança começar sua estrutura. Se necessário, isto pode ser feito por trás de uma proteção para garantir que ela espera. Gradualmente aumente a complexidade.




Copiar padrões com blocos:
Horizontal
Vertical
Combinado horizontal e vertical
Adicionar frente / trás dimensão

Padrões foram trabalhados nesta fase, com meus filhos, com brinquedos específicos de padronização:

Copiar projetos à partir de figuras/fotos:



 


Criar estruturas específicas: mesa, cadeira, ponte, garagem, carro, avião, trem, casa, cama, veleiro, etc (uma construção de blocos que se parece com um item específico). Mais tarde, uma foto pode ser usada, junto com uma instrução verbal. Desaparecer a foto e a criança constrói o item com uma instrução verbal apenas. Você pode incorporar figuras em construções e deixar claro o que você construiu (deite uma figura na cama). Incorporar brincadeiras com as estruturas criadas (carro de passeio, colocar/tirar animais de um curral, etc)

Para mais idéias de como incentivar a brincadeira, leia aqui.
Para outras idéias de como ensinar imitação: Imitação não-verbal e Imitação Recíproca.
Para ler sobre nossa experiência com o ABA, clique aqui.


Fonte: A work in progress - Ron Leaf & John Mc Eachin


Thursday, October 4, 2012

ABA: Imitação não-verbal

Procedimento: O adulto demonstra uma ação e diz "faça isso". A criança deve espelhar a ação do adulto (se adulto usar a mão direita, a criança deve usar a mão esquerda). As fases começam com ações motoras grandes e óbvias e progride para movimentos mais sutis e refinados. A imitação envolvendo a manipulação de um objeto físico (soltar um bloco em um balde) ou que produza uma resposta sensorial (tocar um sino) são geralmente mais fáceis de aprender. Aquelas que envolvem partes do corpo que a criança não pode ver diretamente (cabeça, nariz) são mais difíceis.

Conforme a criança progride, a sugestão verbal vai ser generalizada para outras frases que têm o mesmo significado de "fazer isso" (fazer o que estou fazendo, me copiar, etc). Como etapa final, a ação será nomeada (bater palmas). Isto constrói a base de conhecimento para seguir instruções verbais. "Faça isso" é usado no início para estabelecer o conceito de imitação, uma habilidade essencial que fornece um meio não baseado na linguagem para ensinar uma variedade de outras habilidades.

Utilize orientação física para mover a criança através da ação. Retirando gradualmente a ajuda para um toque leve e, em seguida, um pequeno gesto. O olhar pode geralmente ser moldado ao mesmo tempo que esta habilidade está sendo ensinada.

Comece com itens que envolvem a manipulação de um objeto. Ensine cada movimento individual e isoladamente. Isto significa fazer tentativas repetidas de apenas um item sem qualquer outro objetivo em vista. Uma vez que a criança esteja realizando a ação com sucesso sem ser induzida, então coloque um ou mais itens em cada tentativa discreta como uma distração em potencial. Além disso, cada elemento tem de ser utilizado em mais do que uma maneira, de modo a construir a atenção e estabelecer uma discriminação. Por exemplo, algumas vezes você deve deixar cair o martelo no balde, ao invés de usá-lo para bater pinos. Uma vez que dois movimentos com cada objeto são imitados aleatoriamente, introduza um novo item. Como cada um é aprendido de forma isolada, então o movimento deve ser introduzido ao acaso, com todos os itens anteriormente ensinados.
Movimentos com objetos sugeridos (mas não limitados)
Colocar blocos em recipiente
Bater bloco na mesa
Torre com blocos
Brinquedos “pop up”
Tambor
Pandeiro
Colocar chapéu
Levar copo à boca
Globo de neve
Colocar óculos escuros
Empurrar carrinho
Fazer carrinhos baterem
Carregar / descarregar caminhão de areia
Tocar piano
Atender o telefone
Tocar sino
Misturar uma colher em uma tigela
Jogar saquinhos
Pentiar o cabelo
Pião
Puxar alavancas
Bater com palitos
Bater blocos
Ninar boneca
Soprar apito

Movimento motor grosso sem objeto. Iniciar quando a criança tenha dominado cinco itens da fase anterior. Escolha três itens da lista de movimentos motores de grande porte. Como cada um é ensinado separadamente, adicionar um item quando um movimento for masterizado. Sentar não deve ser sempre a resposta que segue ao ficar em pé. Por exemplo, você pode bater palmas com a criança em pé.
Movimentos sugeridos (mas não limitados)
Levante os braços
Bata as palmas
Toque o nariz
Massageie a barriga
Massageie a cabeça
Cubra as orelhas com as mãos
Toque o cotovelo
Toque os ombros
Toque de mesa com a mão
Braços na lateral
Acenar tchau
Tocar a boca
Colocar as mãos nos joelhos
Tocar os olhos
Tocar cada dedo
Levantar-se

Imitações longe da cadeira. Comece quando criança já aprendeu cinco itens da fase anterior. Ensinar as respostas que envolvem ir a um local afastado da cadeira, a realização de uma ação e voltar para a cadeira. A criança deve permanecer na cadeira até o adulto terminar de demonstrar a ação e voltar para a cadeira.
Movimentos sugeridos (mas não limitados)
Bata na porta
Marchar
Escrever numa lousa
Colocar um objeto numa gaveta
Ligar / desligar a luz
Carrinho descer uma rampa
Olhar pela janela
Colocar objeto na prateleira
Abrir / fechar gaveta
Jogar algo no lixo
Colocar uma boneca na cama

Imitar outra pessoa. Adulto indica alguém para a criança imitar dizendo "faça isso"

Ação motora fina. Uma vez que cinco ações motoras grandes são afacilmente imitadas, adicione ações motoras finas.
Movimentos sugeridos (mas não limitados)
Amasse a massinha de modela
Coloque o dedo no queixo
Coloque uma moeda num frasco
Faça o sinal de OK
Faça sinal de vitória
Apontar
Abrir a massinah de modelar com rolo
Tocar na boca
Tampar os ouvidos
Pressionar um botão
Polegares para cima
Girar o dedo

Nesta fase é também apropriado começar com imitação motora-oral.

Sequência. Uma vez que 10 imitações são aprendidas da motora grossa, a criança tem que seguir com você uma sequencia de movimentos. Varie os movimentos para manter o interesse, a atenção e promover a generalização. Comece com duas ou três sequencias e, em seguida, continue com cadeias mais longas. O objetivo é dar uma sugestão única verbal e adiar o reforço até que toda a sequencia seja concluída.

Imitação  com discriminação mais avançada. Uma vez que 10 imitações são aprendidas da motora grossa e cinco da fase motora fina, pode-se iniciar com distinções mais finas.
Exemplos de discriminação:
Levante um vs dois braços
Toque nariz com um dedo vs mão inteira
Abane tchau com a mão esquerda vs direita
Toque uma vez vs duas vezes
Aplaudir no alto vs aplaudir em baixo

Imitação  de movimento cruzado. Mão direita na perna esquerda, etc

Imitar a ação em vídeo. Estímulo visual presente e dizer para a criança "Faça isso"
Ação única
Ação de duas etapas (simultânea)
Ação de três etapas (simultânea)
Cadeia contínua
Congelar quadro de vídeo
Ação na foto

Fonte: A work in progress - Ron Leaf & John Mc Eachin