Friday, February 15, 2013

Meu filho ...

Meu filho tem dificuldades no comportamento. Por exemplo ir ao supermecado, shopping é quase impossível ele só corre e a gente atrás, fazer um lanche nem pensar ele não senta nem um minuto, quando ele vê o mar ou piscina sai correndo direto pra água, fora as birras, choros, não pega na mão pra caminhar e se joga no chão.

As crianças com autismo tem dificuldade de co-regular suas emoções, de perceber o adulto como um guia, um mentor. Geralmente, seus sistemas sensoriais são desorganizados o que fazem eles terem uma necessidade ainda maior de um "intérprete" para entender o mundo que se apresenta de forma tão confusa. Por isso, aparecem tantos problemas de comportamento, tantas respostas que não entendemos num primeiro olhar. A criança sente-se assustada ou confusa com algo e ao invés de buscar suas relações (pai e mãe) para aliviar esta confusão ela tenta fugir, brigar ou controlar as situações, o que só aumenta a sua angeustia e confusão.

Nós temos dois sistemas de regulação no cérebro, a auto-regulação e co-regulação.
A auto-regulação são os mecanismos sensoriais que ativamos numa tentativa de manter nosso cérebro (e corpo) equilibrados. Um exemplo fácil é que quando sentados e concentrados por muto tempo, geralmente precisamos dar uma volta, esticar o corpo para ser possível seguir com o neivel de concentração necessário. As nossas crianças também buscam esses mecanismos de auto-regulação, só que de uma maneira mais intensa e desorganizada o que acaba afastando-as das relações pessoais de proteção.

Então, o fato do seu filho correr em shopping, supermercados e vocês atrás, pode ser um indicador que ele se sente sobrecarregado com os estímulos nesses locais (luz, excesso de coisas, barulho, gente, cheiros, amplitude porém num espaço fechado); esses estímulos desrregulam seu sistema sensorial e o cérebro ativa mecanismos para buscar a auto-regulação, no caso (e em muitos casos) o movimento é uma ação que regula o cérebro, então, ele corre.

Em questão ao mar e piscinas, a água pode ser muito calmante para nossas crianças (para outras pode ser aterrorizante). Tudo indica que seu filho tem uma memória sensorial positiva em relação à água e sente-se atraeido por ela, numa ação de instinto, corre em direção a ela.

Dar as mãos ao caminhar ativa a co-regulação através do toque, porém, para crianças que correm, esse toque pode não ser agradável pois temos q segurar firmemente e de forma tensa, o que acaba atrapalhando ainda mais o desenvolvimento da co-regulação.

O que fazer:
Trabalhe a construção da co-regulação emocional. Em casa, através de brincadeiras, crie esta ligação de segurança e apoio com seu filho.
Abaixo está uma palestra sobre brincar com a criança autista e é focada nessa criação da co-regulação:


Na página Amais Autismo você encontra os links citados na palestra.

Seu filho, por essa necessidade de movimento, deve ser constantemente corrigido, fragilizando ainda mais seu sistema emocional. O ideal é que você se antecipe a essas corridas e bloqueie positivamente a ação de acontecer. Por exemplo, quando entrar em supermercados, como ele ainda tem três anos, você pode fazer essa transição carregando-o no colo, cante uma música suave, com o tom de voz amoroso e suave, faça algumas cósegas, isso facilitará a transição para o sistema dele e o impacto sensorial não será tão grande.

Ele pode ser um grande candidato ao uso do Connector Rx

Nas brincadeiras e interações com seu filho, limite a linguagem, muitas palavras e explicações verbais podem confundi-lo ainda mais. Use mais o toque e linguagem não-verbal para se comunicar com ele, associado as palavras verbais relevantes para a compreensão da comunicação.

Para tomar um lanche com ele na rua, use as mesmas estratégias que você usa em casa para que ele se sente à mesa. Novamente, o sistema dele deve ficar sobrecarregado com tanto estímulo. Cante, use toque e mantenha a sua calma.

Para mais idéias leia também:
AT EASE Model
Quebrando Barreiras
Para entender melhor as birras:
O ABC do ABA
Para entender melhor sobre comunicação:
Matriz do desenvolvimento da comunicação
Comunicação dinâmica social
Brincadeiras para desenvolver a comunicação

Espero que ajude! beijos, Marie




2 comments: