Monday, April 8, 2013

Dormir

Problemas para dormir, para pegar no sono, para dormir sozinho.

Nossas crianças sofrem com ansiedade, sofrem em momentos de transição. Muitas das coisas corriqueiras da vida podem ser grandes desafios para nossas crianças, uma delas é dormir.

Dormir e acordar são as duas maiores transições que fazemos no dia, por isso, se uma criança está com dificuldades de dormir, é provável que apresente problemas de transição em outros momentos do dia também.

Para as crianças que somente tem dificuldade em pegar no sono, mas uma vez que dormem, permanecem no sono a melatonina, é natural e induz o hormônio que leva ao sono, pode ajudar.

Para as crianças que acordam várias vezes durante o sono, colocar uma música suave, que tranquilize, como melodias Celtas (http://www.youtube.com/watch?v=v2a5u_fdunc), som de ondas do mar (http://www.youtube.com/watch?v=O1QQajfobPw) ou cds específicos para sono podem servir de apoio. Naturalmente, nós acordamos várias vezes durante a noite, são ciclos naturais, se estamos num estado emocional regulado, passamos sem perceber por esses ciclos, mas se há estress na nossa vida, é comum que despertemos por completo no final de um ciclo e algumas vezes, seja difícil retomar o sono.

Massagens de pressão antes de dormir podem ajudar no relaxamento completo e manter a pessoa no sono.

O que ele não quer é dormir sozinho!

Algumas das nossas crianças parecem que precisam da presença do outro para dormir, essa transição deve ser feita em etapas.

Se a criança dorme na cama dos pais, coloque um colchão ao lado da sua cama e volte a criança para esse colchão quando ela vir para sua cama. Quando ela já passar a maior parte das noites sem vir para sua cama, vá, aos poucos afastando esse colchão da cama, até que fique numa distância que sejam necessários alguns passos.

Neste ponto, converse com a criança para fazer a transição de dormir em seu quarto, prepare a cama com travesseiros de corpo inteiro,

Quando ela já se sentir segura dormindo em seu próprio quarto, encoste a porta, sem fechar ainda. Quando sentir que já é possível, feche a porta.

Como rotina de fim do dia, inclua algumas brincadeiras que causem riso meia hora antes de começar a transição para dormir (colocar pjama, escovar dentes, etc). Faça brincadeiras de cócegas, busque bastante a troca de olhares, movam-se pela casa juntos, isso irá nutrir a criança com sua presença emocional, o que facilitará também a transição para o sono.

Dormir é uma questão que deve ser tratada com delicadeza e aqui são só algumas idéias do que pode ser experimentado.


mantendo as portas dos dois quartos abertas. Fique no quarto, mas não na cama, até que a criança adormeça, aos pouco vá diminuindo o tempo que você permanece no quarto até ela adormecer.

No comments:

Post a Comment