Friday, November 14, 2014

Thanksgiving por Claudia T. Novoa



Há dois anos participo deste grupo e deste thanksgiving tão bacana, que nos faz refletir sobre o quanto temos a agradecer.

Agradeço pela alegria que o convívio com minha familia e meus amigos me dão, agradeço pela minha saúde e disposiçao, agradeço pela realização que encontro em minha profissão.

Agradeço sobretudo ao presente da minha vida, meu filho Fernando.

Filho, desde a descoberta do autismo você virou minha vida de cabeça para baixo e me mostrou que eu não sabia de nada... Eu, que estava tão certa que sabia de tudo: era só me dedicar a te educar com amor e atenção, limites e responsabilidade, e tudo daria certo. Você cresceria muito bem-comportado, equilibrado, um exemplo! não foi assim que os bisavós ensinaram para o vovô e vovó e eles para a mamãe? Seja sempre educado, não faça bagunça, não chame atençao. Aí chega você e ensina a mamãe a encarar os olhares curiosos e por vezes tortos sobre você com serenidade, de cabeça erguida, e sim, com orgulho!

E o combinado não era se destacar e ser reconhecido pelo ótimo desempenho e sucesso alcançados com dedicação e esforço? Não foi assim transmitido de geração em geração e não foi assim que o Ditiam e a Batiam (avós) sobreviveram aqui no Brasil? Mas não. Chega você tão diferente para escancarar que somos todos iguais em nossa imperfeição. Cada um com suas dificuldades e suas habilidades, ninguém melhor que ninguém. E hoje sei que pouco importa até onde você chegue, o que importa é eu poder estar a seu lado, te ajudando em cada passo, em cada tropeço. O que importa é que você seja feliz nesta jornada e que possa desfrutar de boas companhias e de amizades verdadeiras.

E sou muito grata porque neste ano convivemos com pessoas tão diferentes, mas iguais no carinho e dedicação que têm com você. E elas têm te ensinado a importância da convivência, do afeto, do relacionamento, da tolerância...

E afinal não é isso que importa e faz a vida valer a pena?

Agradeço pelas mães especiais e queridas que conheci nestes dois anos e das quais tenho muito orgulho de ser amiga (Marie Dorion e todas do grupo)

E por fim agradeço especialmente ao Marcelo Novoa, maridão, paizão e companheiro de todas as horas... e que por tantas vezes me mostrou que a resposta não estava em nenhuma teoria ou livro, mas no amor e na intuição.

No comments:

Post a Comment