Thursday, November 27, 2014

Thanksgiving por Tarita Oliveira

"No início do ano cheguei à conclusão que o meu filho não era capaz de brincar com outras crianças. E apesar de todos os progressos apresentados ao longo desses dois anos de tratamento, a interação ainda era, a meu ver, praticamente nula. Por esta razão decidi logo de início instituir algumas medidas para alcançar esse objetivo. Foram meses e meses de tentativas frustradas, métodos não tão eficazes, investimentos em cursos, palestras, estudos e mais estudos. Nunca investi tanto em algo que não fosse ao âmbito profissional. Outras demandas foram aparecendo (como tudo no autismo) e “roubando” o espaço e a prioridade do brincar. O primeiro semestre foi marcado por crises alimentares severas. Mas nem por esta razão esmoreci! E mesmo com toda a correria que permeia o meu dia-a-dia (e quem sabe e convive ao meu lado revalida o fato de que cada segundo é sim precioso), pude desfrutar de alguns momentos mágicos e emocionantes. Sendo assim, gostaria de dividir com vocês a experiência das conquistas do meu Lucas durante este ano.
Recebemos em casa alguns amiguinhos da escola! Após uma reunião escolar e, conseqüentemente, através dela à compreensão e generosidade de alguns pais, pudemos realizar em nossa casa atividades direcionadas com as crianças. Foram tardes deliciosamente agradáveis e proveitosas, onde vivenciamos a experiência do que é ter amiguinhos, brincar com eles, aprender coisas novas, experimentar alimentos novos e socializar. Recebemos, além disso, amiguinhos fora da escola, com ou sem autismo, assim como seus pais e até mesmo seus terapeutas. Momentos únicos! Alguns fáceis outros nem tanto, mas todos indiscutivelmente produtivos e principalmente felizes.
Dentro desse clima de conquistas (sim conquistas! Mesmo sendo ainda muito pobre e sutil a interação, não deixa de ser um começo! E o começo abre portas, abre horizontes!) eu só tenho a agradecer por todos que contribuíram, mesmo que minimante, por todas essas conquistas!


Primeiramente gostaria de agradecer a Marie por todos seus ensinamentos e por mais uma vez ter me dado a oportunidade de estar hoje aqui agradecendo. Sua iniciativa é linda! Olhar para trás, analisar calmamente os fatos, filtrar e diluir todas as dificuldades e angústias ao longo de um ano todo é um exercício difícil. Faz-me pensar que as reclamações e lamentações em exagero (porque desabafo de vez em quando também é saudável. Não somos feitos para sermos isolados!) não nos acrescenta nada; assim como semear o otimismo é genuinamente nos permitir! Permitir-nos fazer aquilo que nos dá prazer, criarmos momentos de descanso e paz e delegar àqueles que podem e nos querem ajudar, promovendo desta forma a esperança de dias melhores.
Em segundo lugar gostaria de agradecer aos pais pela confiança e disponibilidade para nos ajudar, incentivando seus filhos a vivenciarem a experiência do brincar com o Lucas. Somos gratos por tamanha prova de amor e compaixão!


Agradecer a minha equipe! A equipe do Lucas! Terapeutas, professores, músicos. Já ouvíamos de um saudoso amigo: “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”. Não há dúvida de que a união dos nossos esforços, as trocas por email, whatsapp, reuniões, técnicas e metodologias, enfim, fizeram e fazem toda a diferença nas nossas vidas e no crescimento do nosso pequeno. Obrigada por estarem tão perto e serem tão disponíveis; obrigada por “comprarem” meus sonhos e permitirem que eles se realizem (ou não); obrigada pelos abraços nos momentos de tristeza e por cada grito de uhuuuuuu nas vitórias!
Agradecer aos amigos que o autismo nos proporcionou. Do Rio Grande do Sul à Estocolmo vocês fazem parte dessa grande família azul da qual tenho uma sorte imensa em fazer parte. E não há palavras para agradecer a cada gesto de carinho, de paciência e de solidariedade que recebemos este ano. Mães que eu mal conheço, mas que não hesitam em nos receber em suas vidas, que param um segundo se quer para responder um email. Aqui aprendo todos os dias o valor da solidariedade. Obrigada à Tatiana por nos inserir neste mundo através do grupo Amais SP. Quero agradecer em especial aos grupinhos do whatsapp pelo bom dia de todos os dias, pelas trocas de experiência de cada família, pelos aprendizados divididos, pelas palavras de força e alegria. Áurea, Paula, AnaLu, Cláudia Takano, Gislaine, Márcia e Milene; Cláudia Klein (amiga que tanto amo!!), Mariana, Flávia Maciel: muito obrigada por estarem presentes dia após dia!
Agradecer pela família que tenho, pela ajuda que recebemos sempre, pelas críticas e pelos elogios também que contribuem para lapidar o ego e me fazer uma pessoa melhor.
Agradecer ao Leonardo por caminhar pela vida ao meu lado por muitas vezes até mesmo me carregando em seus braços. Obrigada por ensinar que casamento não significa “e então felizes para sempre!”. Mas sim “Que bom que permanecemos juntos depois das tempestades!”.  Que cumplicidade, respeito e admiração são adjetivos presentes nas nossas vidas. Que bom! Que assim seja e permaneça! Amo você!
E por fim, agradecer a você Lucas por virar nossas vidas de ponta cabeça e deixá-la tão mais temperada que, o gosto de viver hoje é ainda maior. Com você aprendemos que há uma linha muito tênue entre a resiliência e a esperança, a aceitação e a perseverança; que tempo é uma questão de prioridade e que horizonte não tem limites para quem se arrisca a voar!  Te amo, te amo e te amo, meu filho! Heavy black heartHeavy black heartHeavy black heart


Que os desafios atuais possam ser atingidos e superados e que Deus me dê forças e alegria para alcançá-los com sabedoria!"

No comments:

Post a Comment